Como Organizar Uma Mudança Residencial Checklist Completo

· 3 min read
Como Organizar Uma Mudança Residencial Checklist Completo

No adesivo, o ideal é escrever o que vai dentro de cada caixa de uma forma mais detalhada, ajudando, assim, no desempacotamento. Comece a preparar as caixas, cômodo por cômodo, e escreva na embalagem a qual ambiente ela pertence e qual seu conteúdo. Dessa maneira, quando a mudança chegar ao destino, você saberá identificar rapidamente para quais cômodos vai cada caixa. Outra ideia interessante é fazer um inventário numerando cada caixa e anotando em uma lista seu conteúdo, assim você poderá conferir se tudo que saiu da casa antiga chegou na sua nova residência.


  • Ter um bom planejamento é fundamental para a sua mudança ser bem-sucedida e organizada.
  • Feito isso, tenha em mãos caneta para etiquetar todas as caixas e fita crepe para selá-las.
  • Fazer a organização da mudança com pressa pode tornar tudo ainda mais complicado, planeje sua mudança com calma para evitar transtornos.
  • Enquanto se prepara para embalar e separar os itens de acordo com seu tamanho e/ou fragilidade, procure separar tudo o que não quer mais na nova casa.
  • Pintura, manutenção elétrica e hidráulica, entre outros ajustes que podem ser feitos enquanto a casa ainda está vazia, facilitando a rotina da sua família e o trabalho dos prestadores de serviço.
  • Além das caixas, é necessário comprar fita, para fechar as caixas, e embalagens especiais, para aqueles objetos frágeis.


Um novo bairro ou cidade pode ser o pontapé inicial para novos projetos. Assim sendo, você deve se organizar e planejar sua mudança residencial de maneira que ocorra tudo com tranquilidade e segurança. Nada melhor do que começar uma nova fase em um ambiente limpo e agradável. Pouco antes da mudança, planeje uma boa faxina para deixar sua nova casa pronta para recebê-los, sem precisar de mais uma preocupação para quando estiver desempacotando todos os itens.

Mudanças Para Militares


Esse é apenas um exemplo do que pode acontecer no período de mudança por isso é muito importante preparar uma mala ou caixa com tudo que você vai precisar usar imediatamente em sua nova casa. Foto por HiveBoxx em Unsplash Fazer uma mudança é um trabalho duro, mas pode ser tornar mais fácil com a escolha da empresa certa, que mais se encaixe em suas necessidades. Pesquise na internet, peça indicações para amigos e familiares, faça orçamentos e compare os valores e serviços que atendem ao que você precisa, com o melhor custo-benefício. E quando falamos de mudanças, isso deve ser levado em muita consideração.  leia mais  especializadas em fazer mudanças sabem como lidar com o transporte, a montagem e a desmontagem de móveis, objetos de decoração e itens pessoais. Vale a pena separar um pouco do seu orçamento para fazer a mudança.


  • A maioria das empresas de mudanças oferece um serviço de embalagem junto com o transporte.
  • Apesar de cansativa, a mudança é um momento muito importante para identificar com clareza o que deve seguir na sua vida e o que pode ser descartado.
  • Como proprietário dos pertences, é bem provável que você tenha mais cuidado que os funcionários da empresa, especialmente com relação aos itens frágeis e que quebram facilmente.
  • Se você tiver um amigo que tem um caminhão e que já esteja acostumado a fazer carretos, melhor ainda.


Com o transporte da mudança concluído, é hora de começar a desempacotar os objetos. De volta ao seu endereço atual, é preciso começar a cuidar da organização dos itens que serão levados na mudança. Aproveite esse momento inicial para fazer uma limpeza geral e para identificar quais pertences não serão levados. Outra questão para considerar é a contratação do transporte para a mudança.

Faça Um Kit De Emergência



Telefone para instituições de caridade para ver quais itens eles podem aceitar. Muitos podem enviar um caminhão para pegar os móveis na sua casa, se você não quiser ou puder levá-los. Comece assim que possível se você quiser se desfazer ou vender seus pertences ao invés de levá-los para a nova casa. Uma alternativa é levar aquele velho sofá-cama com você e vender ou doar todo o resto para alguém antes de se mudar. É claro que essa é uma decisão pessoal, mas tudo que puder vender ou jogar fora você não terá se preocupar de levar na mudança, e essa é uma ótima oportunidade para ser brutal com coisas que você não precisa ou não usa. Tenha em mente que você terá que balancear o tempo gasto para organizar suas coisas com o  custo monetário e o esforço para empacotar e levar as coisas.